Dicas

4 dicas para você estudar e trabalhar sem perder a produtividade

estudar e trabalhar

Estudar e trabalhar está na rotina de muitas pessoas e pode ser difícil conciliar as demandas em alguns momentos. Para que você não perca a produtividade e consiga descansar nos momentos certos, existem técnicas e informações super importantes que nem todos sabem.

Para ajudar você, separamos 4 dicas para estudar e trabalhar no texto de hoje. Continue a leitura para saber mais! 

1. Prepare um cronograma para estudar e trabalhar

Criar um cronograma definindo horários e espaços livres para descanso é essencial para estudar e trabalhar de forma saudável. Você pode utilizar uma planilha no Microsoft Excel, um planner físico, uma agenda online ou física e até mesmo aplicativos de celular. 

Anote todas as demandas que você precisa realizar e procure fazer pequenas pausas entre os estudos e trabalhos. Isso ajudará a relaxar um pouco e evitará a exaustão. Nas pausas, o ideal é não mexer com telas e nem realizar leituras, isso fará com que você descanse um pouco sua visão. Procure olhar para a vista da sua janela e foque nos pontos mais longe. Lave o rosto, feche um pouco os olhos e aproveite a pausa.Vale até meditar, se você gostar dessa prática!

2. Utilize técnicas de produtividade

Você conhece a técnica pomodoro? Ela foi criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80 e tem o intuito de ajudar quem não consegue finalizar suas demandas por falta de concentração. 

Utilizando um timer de cozinha com o formato de tomate que originou o termo pomodoro, que significa tomate em italiano — Francesco contava 25 minutos e se concentrava sem interrupções nas tarefas. Vendo a eficácia da técnica, a divulgou amplamente. 

Seja com um timer de cozinha ou do celular, determinar uma quantidade de minutos para se concentrar sem nenhuma interrupção pode ajudar muito quem se distrai facilmente ao trabalhar e estudar. Vale a pena tentar! 

3. Desligue as notificações dos aparelhos eletrônicos

Com tantas redes sociais e notificações é muito fácil nos distrairmos ao estudar e trabalhar, por isso, desligar as notificações durante algumas horas ajudará você a não desfocar. No começo, pode ser difícil não checar as redes sociais, mas ao diminuir seu uso gradualmente você verá que não faz tanta falta. 

Se no seu trabalho ou estudo há a necessidade de se manter conectado, não tem problema. Você pode avisar aos colegas que ficará um tempo com as notificações desligadas para se concentrar e que talvez demore um pouco para responder, mas logo você volta. 

4. Acorde mais cedo para estudar e trabalhar

Você já teve a sensação de que 24h não eram o suficiente para realizar todas as tarefas do dia? Acordar mais cedo pode ajudar você a garantir aquele tempo extra que você precisa para finalizar todas as suas demandas. 

Manter uma rotina saudável de sono é essencial para não acordar exausto(a). Então, tente desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir. Ler um livro ou meditar ajudará você a relaxar e cair no sono mais rápido. 

Há dias que serão mais tentadores a ficar mais alguns minutinhos na cama, mas pense que acordando mais cedo você não ficará desesperado(a) depois com o acúmulo de tarefas. Além disso, definir alguns dias específicos da semana para acordar mais cedo pode ajudar no começo. 

Para estudar e trabalhar sem perder a produtividade, é preciso se programar e entender o ritmo do seu corpo e da sua rotina. Lembre-se de descansar aos fins de semana e realizar atividades físicas para manter sua saúde em dia.

Sua saúde mental é importante e, caso precise de um prazo a mais, converse com seu/sua supervisor(a), eles poderão ajudar. Aqui na Cosan, priorizamos sua saúde mental e estamos sempre prontos para apoiar você.

Se você está precisando de algumas dicas para se organizar no trabalho, confira nosso texto sobre o assunto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.