Cyber Security

Red team e blue team: conheça as diferenças

Red team e blue team

A segurança da informação é uma das principais preocupações de qualquer empresa, ainda mais com a aprovação de leis relacionadas à proteção de dados. Para garantir que nenhuma informação seja divulgada ou algum sistema invadido, uma das estratégias de cyber security é trabalhar com os chamados red team e blue team.

Enquanto uma parte do time fica responsável por simular ataques baseados em situações reais, a segunda parte equipe assume o papel da defesa. Para saber mais sobre o papel de cada time, confira o texto de hoje. 

Como é a atuação do red team?

O red team é responsável pelos ataques de cibersegurança. Essa equipe é responsável por estudar e conhecer as principais ameaças do mercado para conseguir reproduzi-las da maneira mais próxima possível de um ataque real. 

Para isso, o red team pode utilizar qualquer técnica, por exemplo, engenharia social para enviar phishing às pessoas da empresa que é tentativa de aquisição de dados pessoais através de e-mails, sites ou aplicativos que imitam plataformas de marcas confiáveis.

O time também  é responsável por apontar falhas na segurança e formas de necessidades de prevenção para bloquear possíveis ciberataques reais. Ou seja, o red team garante que a defesa de uma empresa esteja atualizada.

E qual é o papel do blue time?

A função do blue time é justamente conseguir responder aos ataques do red team, e claro também proteger o perímetro externo e interno da empresa contra ataques reais. Além disso, ele monitora constantemente as defesas, investiga proativamente incidentes, atualiza vulnerabilidades e estrutura respostas aos ataques.

Para isso elabora estratégias de defesa, busca alto nível de conhecimento de ameaças existentes na rede, realiza auditorias de segurança e análises de risco. Enfim, enquanto o red team ataca para encontrar brechas, o blue team se empenha para fortalecer toda a infraestrutura de defesa.

Como posso me certificar para trabalhar com blue team e red team?

Para atuar tanto no red team quanto no blue team é muito importante ter conhecimento profundo sobre cibersegurança e mecanismos de ataque. Esse conhecimento deve ir além da pesquisa, por isso, existem certificações específicas para cada um dos times.

Essas certificações agregam conhecimento e podem sinalizar a uma empresa que você tem os conhecimentos necessários e está apto a trabalhar nessa área da cibersegurança. No caso do red team, algumas alternativas são: Certified Ethical Hacker (CEH) e EC-Council Certified Security Analyst (ECSA).

Já para o blue team existem as certificações: ECIH – Certified Incident Handler e Certified Security Analyst, que mostram a capacidade de lidar com impacto e consequências de ataques. 

Em ambos os casos é muito interessante estudar e buscar certificações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) que é a legislação que regulamenta a segurança de dados na União Europeia. Afinal, esses são temas centrais na cibersegurança atualmente.

Se você, além de se interessar por red team e blue team, está em busca de uma oportunidade em Cyber Security, confira nosso Instagram de carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.