Sem categoria

Início de carreira: 10 habilidades que fazem a diferença nessa fase

O intervalo entre o fim da faculdade e o início de carreira pode ser bem desafiador. Afinal, o mercado de trabalho nos cobra habilidades que vão além do que aprendemos em sala de aula. Inclusive, boa parte das capacidades bem vistas por recrutadores nos processos seletivos são habilidades comportamentais, que dificilmente são abordadas no ambiente acadêmico.

Além de workshops e treinamentos voltados para o desenvolvimento profissional, algumas habilidades são essenciais neste processo. Para ajudar você nessa missão, listamos dez competências que fazem a diferença no início de carreira!

    1. Fazer uma boa rede de relacionamento

Essa habilidade é essencial para todas as fases da vida no trabalho, mas é especialmente importante para o início de carreira. Iniciar e nutrir bons contatos impacta positivamente na sua busca por trabalho e em toda sua trajetória, então comece agora.

    2. Praticar a inteligência emocional

O autoconhecimento é muito importante no ambiente de trabalho, ele pode nos ajudar a administrar as emoções, os sentimentos e as alterações de humor. É claro que essa habilidade é desenvolvida com o tempo, mas começar a se observar, mapear seus ideais e o que vai contra seus valores desde já, é um ótimo primeiro passo.

    3. Desenvolver sua comunicação interpessoal

Não importa em qual área você trabalhe, você precisa se comunicar, seja pela escrita, seja pela fala. Uma boa comunicação otimiza processos, evita atritos e, com certeza, fará toda a diferença tanto em uma entrevista de emprego quanto na rotina do trabalho.

    4. Exercer a colaboração em equipe

Com projetos cada vez mais complexos e um mundo globalizado, a habilidade de trabalhar em equipe é muito valorizada. Essa competência envolve saber ouvir, compartilhar conhecimento, praticar empatia e contribuir em todos os times.  

    5. Priorizar a resolução de problemas

A capacidade de enfrentar desafios, ir além do que foi designado e a proatividade fazem parte do perfil de uma pessoa boa em solucionar problemas. Você pode desenvolver e mostrar essa habilidade no dia a dia ao saber trazer as responsabilidades para si e chamar o time para resolver uma situação em vez de focar apenas nos problemas.

    6.  Focar nos resultados

Buscar ter consciência das nossas metas, alinhadas com as do nosso time e finalmente com as metas de toda empresa são pontos-chave para começar a vida no mercado de trabalho com o pé direito. 

    7.  Trabalhar a adaptação e a flexibilidade

Conseguir mudar de rota rapidamente ao se deparar com um problema e estar preparado(a) para o novo é uma habilidade para cultivar desde o início de carreira. Afinal, nosso mundo está em constante mudança, afetando o mercado e, consequentemente, nossas profissões e rotinas.

    8. Exercitar a criatividade

Pessoas criativas questionam mais, são curiosas, investigativas e capazes de fazer projeções para o futuro a partir de suas ideias. Essas características são desejadas e valorizadas em diferentes áreas e equipes para novos projetos

    9.  Adquirir mais conhecimento em tecnologia

Conhecer e estar confortável com as novas tecnologias, aplicativos, plataformas e ferramentas que possam contribuir para o seu trabalho é uma habilidade muito relevante. Ainda mais quando consideramos a velocidade da automatização em todos ambientes e com tantas profissões novas surgindo relacionadas a essa área.

   10. Aprender a alfabetização de dados

Conhecer, saber analisar e interpretar dados e gráficos faz parte do currículo de um profissional do futuro. Investir nesse conhecimento no início de carreira pode ser um diferencial competitivo muito interessante.

Que tal ter o seu início de carreira em uma holding comprometida com o desenvolvimento sustentável do Brasil? Confira as vagas disponíveis na Cosan!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.