Dicas

Irina Catta, da Cosan, fala sobre a importância da saúde mental no trabalho

saúde mental no trabalho

Manter uma boa saúde mental no trabalho e se desenvolver profissionalmente é possível. Aqui na Cosan, acreditamos que esse ponto seja primordial para construir um ambiente saudável.

Sabemos que existem diversas formas para cuidar da saúde física e mental e se sentir melhor. E para falar sobre isso, conversamos com a Irina Catta, Gerente Executiva de Gente aqui da Cosan. Ela conta como nos transformamos para cuidar de todos.

A saúde mental no trabalho remoto

Para cuidar dos colaboradores, mesmo estando fisicamente distantes, aplicamos diferentes práticas e atividades que ajudam a melhorar a saúde mental no trabalho. “Temos a Ivi, que é uma assistente em uma plataforma que você interage diariamente e dá pontuações sobre como se sente. Ela é 100% confidencial. Além disso, contamos com sessões em grupo com psicólogo e, caso o colaborador deseje, também pode fazer de forma solo. A preparação da liderança para estar próxima dos colaboradores também é algo que realizamos”, conta Irina.

Com o uso muito maior das plataformas digitais no isolamento social, realizamos adaptações no atendimento para os colaboradores. Irina comenta: “Sempre existiu um telefone para que as pessoas pudessem ligar e pedir ajuda. Decidimos migrar para o digital, porque caso a pessoa não queira falar ou não esteja em um lugar que se sinta confortável para falar no telefone, ela pode escrever.”.

Práticas de saúde mental no trabalho adotadas aqui na Cosan 

O Programa: “Cosan com Você” tem foco em todas as esferas que impactam na saúde do colaborador. Nele, realizamos a Semana da Saúde, que acontece durante os meses de maio e abril.

Nestes eventos, reforçamos os hábitos que adotamos no dia a dia. Confira quais são eles:

Assistente de saúde mental

Temos uma assistente de saúde mental digital, a Ivi, para mapear o nível de saúde mental dos colaboradores, além de propor práticas saudáveis para a mente ao longo do dia. Ela também ajuda a pessoa quando já existe algum problema crônico que necessita do acompanhamento de um especialista.

Psicologia viva

Neste programa, os colaboradores têm acesso ao atendimento psicológico completo com reembolso. É um benefício muito importante para os profissionais, pois a realização de sessões com uma pessoa especializada é essencial para melhorar a saúde mental no trabalho.

Rodas de conversa com psicólogos

Implementamos sessões com psicólogos em rodas abertas em que cada um pode falar sobre seus medos, questões pessoais e também relacionadas ao trabalho. “Temos um espaço para as pessoas falarem de algo específico e também pensar em grupo. Dessa forma, vemos que não estamos sozinhos e criamos uma rede de apoio ao ver que as pessoas passam por situações parecidas.”, conta Irina.

Run Fun

Realizamos caminhadas e corridas para integrar mais os times e valorizar a prática de atividades físicas em grupos. Elas são importantes para exercer a competitividade de forma saudável e além de incentivar a conquista de metas, pois cada novo recorde é um avanço.

Gympass

Oferecemos passes em diferentes academias para que as pessoas possam se exercitar mais, incentivando o relacionamento saudável com o próprio corpo. Lá, os colaboradores podem contar com profissionais para acompanhá-los durante as práticas.

Alimentação saudável

Incentivamos muito o acompanhamento com um profissional, como um nutricionista, para que a alimentação dos colaboradores seja ainda melhor. Afinal, a saúde física e mental caminham juntas e ter uma boa alimentação é essencial para manter esse equilíbrio. 

Programa amigo

Estamos implementando o Programa Amigo, em que a Ivi direciona o colaborador para psicólogos, caso seja necessário. Além disso, o colaborador tem acesso aos currículos de diferentes profissionais para escolher o que preferir. 

Planos de saúde

Além dessas práticas, oferecemos planos de saúde menos burocráticos e super completos para cada colaborador. Com eles, há o acesso a convênios com farmácias, vacinação,  reembolso ótico, atendimento odontológico e muito mais!

Preparação dos líderes

No Programa da Jornada de Liderança, há uma trilha específica para os coordenadores em que ensinamos os passos mais básicos de liderança. Já com os gerentes, preparamos questões mais avançadas e falamos sobre a conexão por propósito para explorar a diversidade.

“A saúde mental tem total impacto na performance dos colaboradores. No final do dia, nós, como a área de gente, precisamos que os colaboradores estejam bem. Cuidar das pessoas para que estejam aptas na companhia é primordial.”, conta Irina.

Ela também ressalta como o autoconhecimento é importante para que os líderes entendam o impacto que causam no time, “Utilizamos algumas ferramentas de assessment (orientação/avaliação para os colaboradores) além de sessões em grupo para discutir essas questões e desenvolver os líderes”.

Nós da Cosan, nos comprometemos para que o ambiente seja um local seguro e saudável para todos. Irina ressalta: “Falamos tanto sobre diversidade, mas se você não preparar o seu time e ter ferramentas para ajudar essas pessoas, você não terá diversidade. Ao entender que as pessoas são diferentes e têm necessidades específicas, começamos a implementar de fato a inclusão para que no fim do dia, nossa companhia seja mais aberta e diversa.”

Se você se identificou com a nossa cultura e quer fazer parte do nosso time, confira as vagas disponíveis na Cosan!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.