Cyber Security

Cyber Security: você tem as soft skills necessárias para atuar na área?

O mercado de segurança cibernética está em constante transformação e, com as mudanças, chegam novas necessidades e cobranças por parte dos recrutadores das empresas. 

Já se foi o tempo em que hard skills ou habilidades técnicas eram suficientes para construir uma carreira de sucesso. Agora, também é preciso desenvolver as soft skills — competências que nos ajudam a lidar com desafios e relacionamentos no ambiente de trabalho. Conheça as principais em cyber security!

Honestidade em suas intenções

Apesar de trabalhar diariamente com informações privadas e ter habilidades de hacking, você jamais deve utilizar seus conhecimentos de maneira desonesta. O seu papel, com outros profissionais, é tornar o ambiente das empresas e a Internet um lugar cada vez mais seguro e não o contrário. 

Além disso, há muitas empresas que ainda não enxergam um bom custo benefício no trabalho de segurança cibernética. Para ajudar a mudar esse cenário, é importante que você mostre, por atitudes, a sua honestidade.

Criatividade, curiosidade e vontade de aprender

Atuar em segurança cibernética é sinônimo de aprendizado constante. Como falamos lá no comecinho, é uma área que muda o tempo todo e demanda profissionais dispostos(as) a acompanhar e a se adaptar às tendências que surgem.

Estar atualizado(a) também lhe garante a capacidade de identificar novas táticas de cibercriminosos e evitar futuros ataques ou invasões. Afinal, eles estão sempre pensando em estratégias inéditas para burlar o sistema.

Já a criatividade e a curiosidade ajudam você a desenvolver soluções inteligentes para desafios complexos e a explorar caminhos alternativos em busca de vulnerabilidades menos aparentes ou de difícil acesso.

Perseverança e adaptabilidade

Para construir uma carreira sólida e bem sucedida em segurança cibernética, é fundamental ser perseverante e adaptável. Dizemos isso, porque você vai estudar muito e, ainda assim, será surpreendido(a) por acontecimentos inesperados e pelas mudanças que acontecem o tempo todo na área de tecnologia e na transformação digital das médias e grandes empresas.

Quando isso ocorrer, dê um passo para trás e tente entender a origem do problema que está a sua frente. Com calma, os conhecimentos necessários e a ajuda de seus colegas, você conseguirá desenrolar o nó. Logo, não desista quando surgirem desafios. Confie no seu potencial e esteja pronto(a) para lidar com muitas transformações!

Abertura para escutar o outro

Aprendemos demais com as pessoas que cruzam as nossas vidas, principalmente no ambiente de trabalho. Durante a sua jornada, haverá muitas oportunidades para escutar o que os outros têm a dizer, seja por conversas amistosas, seja por feedbacks e conselhos.

Nesses momentos, é importante que você esteja 100% presente e absorva todas as informações que vão contribuir para seu crescimento profissional e pessoal.

Somente conseguimos evoluir quando deixamos o ego de lado e abraçamos a coragem de assumir os próprios erros e de trabalhar os nossos pontos de melhoria. Pedir ajuda é uma atitude que facilita bastante esse processo, então não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas.

Inteligência Emocional

Provavelmente você já ouviu falar de inteligência emocional. Essa competência lhe ajudará a se comunicar melhor com seus colegas de trabalho, a lidar com as frustrações e a enfrentar os obstáculos. 

Quando você percebe como responde a determinadas situações, é possível evitar que reações negativas se repitam em acontecimentos futuros. A mesma lógica serve para o outro: ao notar como as pessoas se sentem com as suas atitudes, você saberá o que pode ser mudado na sua postura. O diálogo também é uma boa forma de trabalhar essas questões.

Toda profissão demanda hard e soft skills e com segurança cibernética não é diferente. Por isso, é importante que você vá além de conhecimentos técnicos e desenvolva as suas habilidades interpessoais. 

Mas não tenha pressa. O processo é longo e trabalhoso, assim como a sua jornada. Venha crescer aqui na Cosan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.