Dicas

4 dicas de atenção plena para iniciantes que você precisa conhecer

O ato de simplesmente viver no presente pode ser desafiador. Estamos sempre com a cabeça a mil, perdidos(as) na correria do dia a dia, pensando no que faremos depois. Não é à toa que existem inúmeras dicas de atenção plena, também conhecidas como mindfulness.

Essas técnicas nos trazem para o momento atual e nos conectam com o que está a nossa frente. Você pode usá-las tanto no trabalho, para aumentar o foco e a produtividade, quanto em sua vida pessoal, para aproveitar cada experiência ao vivo e à cores.

Além disso, o mindfulness também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o sistema imunológico e a capacidade de lidar com os problemas do dia a dia. Inclusive temos um curso sobre o assunto aqui na Cosan e trouxemos 4 práticas bem simples para você aplicá-lo onde for, além de dicas de nossos alunos, Alexandre e Valéria. 

Aceite os seus pensamentos

É comum tentarmos esvaziar a mente para viver o presente, mas isso é realmente bem difícil. Afinal, é natural que o cérebro produza um pensamento atrás do outro. 

O segredo é reconhecer esse comportamento e sempre buscar uma âncora que te traga para o aqui e agora, mesmo que temporariamente. Veja algumas opções:

  • respirar fundo;
  • fazer alongamentos;
  • sentir aromas e sabores;
  • escutar os sons do ambiente;
  • conversar com quem está ao seu lado;
  • fazer carinho em um animal;
  • caminhar;
  • praticar algum hobby.

Aliás, mudar de ambiente também ajuda muito a desestressar. Alexandre fala que “quando minha filha de 9 meses fica nervosa com algo, eu a levo para outro lugar, distanciando ela daquilo que gerou o nervosismo, mudando seu foco. No trabalho é a mesma coisa, por isso é tão importante darmos algumas pausas para sair da frente do PC, para tomar um ar e em momentos em que recebemos uma mensagem mais difícil, seja por e-mail, whatsapp ou em alguma reunião. Respiramos, saímos do local para tirar o foco e só depois respondemos, evitando respostas por reflexo.”’.

Faça uma atividade de cada vez

Parece óbvio, né? Mas é mais difícil do que você imagina! Já virou costume fazer tudo correndo e, pior, interromper uma tarefa para começar outra. Ah, e é muito fácil cair nessa armadilha, não é mesmo?

Já fui muito ansiosa e não aproveitava nem mesmo o momento das refeições, costumava comer rápido e, se eu mexia no celular ou assistia TV nas refeições, comia mais rápido ainda! Então acabava não aproveitando nenhum dos dois. Esse foi um dos pontos que eu já estava trabalhando, mas após as aulas de mindfulness, consegui me concentrar e aproveitar o momento das refeições com mais qualidade”, fala Valeria.

Mas Alexandre manda a real: “quando tentamos fazer muita coisa ao mesmo tempo, ficamos estressados e acabamos não terminando nem uma coisa, nem a outra”.

Crie um ambiente propício

Trabalhar na cama todos os dias é tão confortável…Por outro lado, a atenção plena vai para o mundo dos sonhos.

Com a chegada do home office, as pessoas começaram a fazer todas as suas atividades nos mesmos ambientes, principalmente no quarto — um lugar que era apenas para relaxar.

Por isso, é fundamental que você se esforce para levantar, jogar uma água no rosto, tomar um café bem gostoso e usar a sua mesa como posto de trabalho. Uma boa ideia é decorar esse espaço para deixá-lo mais atraente. 

Para quem tem um ambiente separado e caso possa: monte um escritório. Isso ajudará muito para se concentrar e ao se desligar também. No entanto, não se esqueça de levantar de vez em quando e tomar uma água e fazer pausas. Ficar sentado(a) o dia inteiro faz tão mal para coluna quanto ficar deitado(a).

Conecte-se com a natureza sempre que possível

A natureza é paz e sinestesia. Nela, não existe trabalho, redes sociais ou comparações. Somente o barulho do vento batendo nas árvores, do mar beijando a areia e dos pássaros desbravando o céu. É o presente na sua forma mais pura.

Então, quando puder:

  • tome um sol — nem que seja naquela frestinha no chão do quarto;
  • cuide de plantas;
  • tome um banho refrescante;
  • pise descalço na grama;
  • sinta a textura da areia;

São atos simples como esses que nos trazem para o presente. 

Saúde Mental na Cosan 

A pandemia trouxe à tona uma questão que já era fundamental de ser trabalhada pelas empresas: a saúde mental. Nesse período, vimos que nossos colaboradores precisavam do nosso apoio como nunca, e daí nosso time de Gente criou a “Roda de Conversa”.

Todo mês os colaboradores se reúnem com um psicólogo, o Taco. Nesse encontro, são compartilhadas reflexões sobre temas importantes do nosso cotidiano – é tudo feito à distância, tá?

Além da Roda de Conversa e do aplicativo IVI, semanalmente temos os encontros de Mindfulness, realizados pela Ligia Miranda, uma especialista no tema, que traz conteúdos diversificados e práticas para serem aplicadas no dia a dia, que melhoram a vida profissional e pessoal.

E os benefícios são claros: “o mindfulness não ajuda só na concentração, mas também a controlar a nossa ansiedade, na medida em as técnicas permitem que você viva o momento presente. A meditação é uma delas”, fala Valeria.

É possível também criar as suas próprias técnicas de atenção plena. É só identificar o que te distancia e aproxima do momento atual. Além disso, lembre-se de que você está no comando do seu corpo e da sua mente, por mais que pareça o contrário. 

Então, curtiu as dicas? Que tal conferir esse artigo que postamos recentemente sobre como aumentar a produtividade no trabalho. 

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