Comunicação

Conheça as práticas de desenvolvimento sustentável da Cosan

Conheça as práticas de desenvolvimento sustentável da Cosan

A sustentabilidade é um pilar importante para a tomada de decisões aqui no grupo Cosan, que segue focado em oferecer uma gestão responsável nas empresas que compõem nosso portfólio permanente por meio de Raízen, Compass, Moove e Rumo. A preocupação com o futuro faz parte da nossa história, por isso, desenvolvemos práticas, procedimentos e processos alinhados ao desenvolvimento sustentável e conectados aos nossos valores.

Hoje, o Grupo Cosan permanece focado para colaborar com o crescimento sustentável do Brasil, contribuindo para liderar as transformações que almejamos, com oferta de energia mais limpa e logística eficiente e confiável, apoiando nossos clientes na descarbonização de atividades e operações.

Agora, continue a leitura e confira algumas de nossas práticas para promover o desenvolvimento sustentável!

Zelar pela segurança de nossos times, processos e operações

Todo ano, realizamos o monitoramento e divulgamos a frequência de acidentes com afastamento, além de promover ações de segurança de forma ativa. Todas as empresas do nosso grupo mantêm sistemas de gestão de riscos operacionais próprios, desenvolvido para a realidade de cada negócio. 

Com a chegada da pandemia de Covid-19, esse compromisso foi primordial. O ano de 2020 foi marcado por aprendizados e avanços com a elaboração de uma estratégia robusta, sustentada nos pilares de Processos, Pessoas e Tecnologia.

Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil

Anualmente, orientamos trabalhos de relacionamento com comunidades próximas às nossas operações visando a segurança e desenvolvimento socioeconômico. Em 2020, com a pandemia, nossas empresas doaram mais de R$25 milhões, principalmente para hospitais, equipes de saúde e comunidades em regiões onde estamos localizados.

Promover e estimular a eficiência energética

A Cosan promove e estimula a eficiência energética e teve como meta, em 2021, compensar suas emissões de carbono, na totalidade, para a holding. Além disso, mantemos reportes atualizados de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todos os nossos negócios. Buscando a evolução de nossas pontuações individuais, todas as empresas do nosso portfólio estão reportando sobre gestão de mudanças climáticas no CDP (Carbon Disclosure Project).

Promover a diversidade de gênero em nossos processos seletivos e mapa de sucessão

O nosso objetivo é aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência-sênior) para 30% até 2025 na holding. Ainda revisamos a Política de Recrutamento e Seleção para envolver candidatos de todos os grupos de diversidade, sem qualquer distinção nos processos seletivos. O esforço é direcionado para ampliar a diversidade em todos os níveis hierárquicos.

Difundir valores éticos entre todos do nosso time

Com a reedição do nosso Código de Conduta pela área corporativa e por todas as nossas empresas, em 2019, investimos em treinamentos online com o objetivo de sensibilizar 100% da nossa força de trabalho. Em 2020, 99,6% já foi alcançado e devidamente capacitado com a difusão dos nossos valores éticos.

Buscar formas de financiamento atreladas a critérios de sustentabilidade

A partir de 2019, iniciamos ações para engajamento de instituições financeiras e certificadoras. Além disso, passamos a elaborar estudos para viabilizar futuras operações. Em 2020, por exemplo, a Rumo emitiu o primeiro green bond da história das ferrovias de carga na América Latina. Ela captou US$500 milhões que serão destinados a green projects elegíveis para tornar o modal ferroviário mais limpo e eficiente.

Participar de fóruns e iniciativas voluntárias ligadas aos temas de sustentabilidade e inovação

Promovemos a aproximação de universidades com o objetivo de identificar oportunidades para parceria, inovação e tecnologia. Em 2020, realizamos diversos projetos. Em especial com a Rumo, que teve um projeto selecionado para receber o apoio do Analytics Lab (A-Lab), departamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Mitigação das Mudanças Climáticas

Nosso propósito é influenciar e viabilizar a jornada de redução da pegada de carbono dos nossos clientes, criando valor ao longo da cadeia em todos os setores em que atuamos. Oferecemos soluções eficientes, sustentáveis e seguras, que reduzem nossas emissões de gases de efeito estufa no transporte de cargas. 

Nesse sentido, estamos comprometidos em reduzir  em 15% as emissões por toneladas por quilômetro útil (TKU) na Rumo, até 2025. Já na Raízen, temos como meta reduzir em 10% a pegada de carbono do etanol produzido, até 2030.

Gostou de conhecer as práticas de desenvolvimento sustentável do Grupo Cosan? Para saber mais sobre nossas práticas e metas, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade 2020. Não deixe também de acessar nosso Site de Carreiras para conferir conteúdos especiais e oportunidades de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.