Comunicação

Conheça o programa de estágio da Cosan: “Geração de Impacto”

Conheça o programa de estágio da Cosan: “Geração de Impacto”

Estagiar é uma das etapas mais importantes para a construção da sua carreira, pois é nela que você colocará os seus aprendizados em prática e descobrirá possibilidades de atuação dentro da profissão que escolheu e qual caminho faz mais sentido nesse início de jornada. Por outro lado, muitas pessoas não têm acesso a essa experiência durante os seus anos de universidade.

Pensando nisso, criamos o “Geração de Impacto”, um programa de estágio da Cosan que tem o objetivo de fornecer os insumos necessários para que esses profissionais se desenvolvam e atuem na sua área de formação.

E para falar sobre o assunto, batemos um papo com a Daniela Romano, nossa Talent Management apaixonada por pessoas, e com o Felipe Eduardo, estagiário na área de Relação com Investidores na Cosan. Confira o que está rolando por aqui!

Incluir é ir além da diversidade

É parte da nossa estratégia de diversidade incluir pessoas de histórias, vivências e realidades diferentes no time da Cosan. A meta é tornar o nosso ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, equitativo e plural. 

Esse processo leva tempo, mas o programa de estágio é mais uma das nossas ações para acelerá-lo e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades de crescimento tanto para os novos estagiários, quanto para os colaboradores de longa data.

Além disso, tivemos um baita incentivo da Dani: “eu amo programas de estágio e tive a sorte de poder tomar a frente deste tipo de programa pelas empresas que passei. Para mim, estagiários são pessoas engajadas e motivadas… Há sempre aquele brilho no olhar de quem está num lugar completamente novo e quer aprender. Então está sendo muito gostoso construir esse projeto quase do zero com a minha equipe”.

Sobre o programa

O “Geração de Impacto” foi possível por meio da parceira do Instituto de Primeira Geração (PriG), uma startup com o propósito de apoiar concluintes de primeira geração do Ensino Superior ou seja, filhos e filhas de pessoas que não têm um diploma universitário a conquistar um emprego compatível com a sua área de atuação.

Muitos destes profissionais não puderam estagiar, porque tiveram que assumir outras responsabilidades naquele momento, ou não tinham os conhecimentos requisitados pelas empresas contratantes, como o inglês.

E por que não oferecer essa oportunidade aqui na Cosan? Um lugar com bastante espaço para crescimento profissional e uma liderança disposta a envolver toda a companhia para fazer o programa acontecer.

Sobre a experiência de estagiar, Felipe nos conta: Está sendo uma experiência muito enriquecedora para minha carreira. Mas não apenas para a carreira, o lado pessoal também. O dia a dia nos proporciona situações e desafios que testam nossas capacidades de forma incrível.”

Falando em início de carreira, descubra 10 habilidades que fazem toda a diferença nessa fase.

Trilha de desenvolvimento

No dia 1 de setembro, os 11 participantes selecionados começaram a sua trajetória aqui na empresa e estão super animados! Desde então, eles têm seguido uma trilha de desenvolvimento específica para o programa, sustentada por 5 pilares.

No primeiro pilar, Projeto e Rotina, cada um dos profissionais recebeu um projeto específico da sua área para elaborar com o apoio do seu gestor. As tarefas do dia a dia também ajudarão bastante no aperfeiçoamento das hard skills e soft skills.

O objetivo do segundo e do terceiro pilar é proporcionar um aprendizado formal. Assim que foram aprovados no programa de estágio da Cosan, os participantes se matricularam na pós-graduação MBA Novos Gestores de Primeira Geração, criada pelo Instituto PriG em parceria com a Descomplica. Além desse curso, serão realizados treinamentos pela FRST Falconi e FM2S (Certificado Green Belt).

Já o quarto pilar quem conta é a Daniela: “Ao longo de 8 do programa, parte da liderança  da Cosan vai acompanhar de perto o desenvolvimento dos estagiários através de sessões de mentoria. Nessa etapa, vamos contar com a startup Learn To Fly, uma parceira nossa que será responsável por preparar os mentores e viabilizar uma plataforma de mentoria com exercícios de autoconhecimento a cada sessão. Então será uma oportunidade de aprendizado para ambos os lados, líderes e estagiários estão muito animados e nós também”. 

Por último, mas não menos importante, temos o quinto pilar. Ele é formado pelo time de Gente, que estará sempre disponível para apoiar a liderança e os liderados durante o programa. “É um projeto novo, com perfis super diversos, então queremos estar lado a lado para garantir que todo mundo seja escutado e se sinta acolhido”, conta Daniela. 

Felipe, por sua vez, comenta que a trilha de aprendizado proporciona muitos aprendizados e autonomia para lidar com desafios. O problema é entregue em nossas mãos e é confiado a resolução do mesmo, além da hierarquia horizontal da empresa, que nos permite contato frequente com gerentes, diretores e CEO da empresa, o aprendizado aqui é exponencial.”  

E esse é só o começo de um ano inédito que está por vir, em que a Cosan inteira aprenderá muito e conhecerá pessoas cheias de histórias para contar. É um prazer fazer a nossa parte na construção de um mundo melhor.

Por isso, queremos tomar atitudes cada vez maiores e mais inclusivas nos âmbitos Social, Ambiental e Governança. Mas precisamos dar um passo de cada vez, para fazer o melhor que podemos no presente.

Venha nos ajudar nessa missão, confira as nossas oportunidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.