Comunicação

Diversidade na prática: conheça as 3 ações da Cosan

Diversidade na prática: imagem mostrando pessoas diferentes

Na Cosan, o tema Diversidade & Inclusão é cada vez mais um compromisso onde as ações não ficam apenas no papel: queremos promover a diversidade na prática em todas as empresas do grupo. Esse é um compromisso real, e nosso o objetivo é fazer com que a companhia abra cada vez mais espaço para a  pluralidade, por meio de programas que desenvolvam respeito e inclusão às diferenças e à equidade.

Estamos construindo um ambiente em que as pessoas sintam-se à vontade para  trocar experiências e expressarem como realmente são. Valorizamos a empatia, tanto que ela é um dos comportamentos que fortalecemos em nossa cultura, de braços dados com a empatia abrimos caminhos para que a diversidade ganhe fortalecimento e não seja apenas uma palavra no nosso cotidiano. Quer saber mais? Confira o artigo que preparamos para você!

Diversidade na prática na Cosan

Trabalhar na Cosan é sinônimo de estar em um ambiente que estimula o crescimento e está sempre aberto para receber opiniões e ideias que gerem valor ao negócio. 

Fazer parte de tudo isso significa participar da construção de um local criativo, inovador, diverso, inclusivo e com segurança psicológica. Hoje, te contamos sobre  três iniciativas da nossa holding que mostram como a diversidade, de fato, é colocada em prática. Veja!

1 – Censo Cosan 

Para criar um ambiente com mais equidade e empático, realizamos, em 2021, o primeiro CENSO, iniciativa que contou com a participação de mais de 80 % dos colaboradores. O objetivo era identificar a diversidade dentro da organização para reforçar a cultura inclusiva com o fortalecimento da diversidade e a promoção da inclusão entre todos os colaboradores.

A partir disso, criamos um Comitê de Diversidade, com colaboradores que desejam, junto conosco, criar ações que fortalecem e aceleram a construção de um ambiente agradável e acolhedor. E para falar sobre o Comitê de Diversidade, nada melhor do que seus próprios integrantes, não é mesmo?

William Lopes, assistente jurídico, comenta: “Participar do Comitê me enche de orgulho. Orgulho em saber que a empresa está engajada em oferecer um espaço inclusivo para todos, respeitando cada um na forma que somos. Estamos comprometidos em tornar a Cosan mais diversa e em aplicar as maneiras corretas de respeito ao próximo no dia-a-dia.”

Diversidade na prática: imagem mostrando pessoas diferentes

William Lopes Alfredo, Assistente Juridico, fala sobre a Diversidade na Prática na Cosan

O depoimento de  Stella Ferreira dos Santos, também assistente jurídica, vai de encontro com a fala de William. “Nosso projeto de diversidade é quase como um abraço para quem vive na pele todos os dias a sensação de ser um ‘peixe fora d’água’. Me deixa muito feliz saber que nossa empresa acredita em um futuro mais diverso. Se conseguirmos aplicar tudo o que estamos nos empenhando para fazer, tenho certeza de que as mudanças trarão muitos benefícios, não apenas para os colaboradores, mas também para a Cosan em si!”

Stella Ferreira dos Santos, Assistente Jurídico, também aborda a Diversidade na Prática na Cosan

 

2 – Jornada da Liderança 

A diversidade deve permear todos os níveis da empresa, inclusive entre a liderança, que precisa estar preparada e fortalecida para valorizá-la em suas equipes. Por isso, criamos a Jornada de Desenvolvimento, que conta com quatro trilhas:

  1. Trilha da Humanização;
  2. Trilha do Autoconhecimento;
  3. Trilha de Fundamentos;
  4. Trilha de Mentoria.

Sobre a Jornada da Liderança, Irina Catta Preta, Head of People, comenta: “A Jornada de Liderança nasceu com o propósito de trazer maior humanização para as relações dos nossos líderes. Foi incrível ver como todos estiveram abertos a embarcar nesse processo e é muito gratificante já perceber as mudanças no dia-a-dia, no que diz respeito ao clima, energia e qualidade das interações para discussão de todos os temas, sempre com foco na solução e na construção de um ambiente melhor para se trabalhar.

3 – Geração de Impacto 

Ações afirmativas são essenciais para promover transformação social e ampliar representatividade. É por isso que, em 2021, criamos, em parceria com o Instituto Primeira Geração, o Programa Geração de Impacto, que destina 100% das vagas para estudantes que são os primeiros de suas famílias a se formarem.

Sheila Helena Ribeiro Santos é estagiária do Geração de Impacto e traz seu relato sobre a vivência na Cosan. “A minha experiência tem sido extremamente proveitosa. Tenho sido super acolhida e assessorada, e encaro tudo isso como uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Tenho seguido uma linha exponencial de desenvolvimento e aprendizado, sendo uma experiência inédita na minha vida.” 

Sheila Helena Ribeiro Santos, estagiária do PRIG, uma das iniciativas para a diversidade na prática na Cosan

Sheila Helena Ribeiro Santos, estagiária do PRIG, uma das iniciativas para a diversidade na prática na Cosan

Sabemos que a jornada para construir, equidade, representatividade e um ambiente que realmente valorize e inclua as pluralidades não é fácil, nem óbvio, mas estamos caminhando e trilhando essa jornada certos que as diferenças são para somar e fazer com que a gente seja cada vez melhor. 

É com ações assim que colocamos a diversidade em prática. E você também pode fazer parte dessa história. Confira todas as vagas e conteúdos disponíveis em nosso Site de Carreiras.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.