Sem categoria

Descubra como aumentar a visibilidade no LinkedIn

Cosan - aumentar visibilidade linkedin

Você já ouviu aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Quando o assunto é desenvolvimento de carreira, vale a sabedoria popular. Aumentar a visibilidade no LinkedIn pode te levar a conquistar o trabalho dos sonhos, afinal, profissionais de várias áreas e partes do mundo estão lá, assim como empresas (spoiler: nós estamos no LinkedIn!).

Talvez você já saiba o que é LinkedIn, mas não costuma dar atenção à rede social, não é mesmo? Antes de mais nada, saiba que a plataforma ajuda você a se conectar a profissionais qualificados, desenvolver competências e encontrar oportunidades para construir a sua carreira. 

Uma coisa é certa: esse é o momento ideal para estar no LinkedIn! Por isso, separamos algumas dicas para você fortalecer a sua presença na principal rede social voltada para profissionais. Boa leitura!

Como aumentar a visibilidade no LinkedIn: descubra agora

#1 – Construção do perfil

Ter uma página bem estruturada na rede é o ponto de partida para atrair a atenção do público. Veja, a seguir, quais são os principais pontos a serem considerados na hora de atualizar o seu perfil no LinkedIn:

  • Foto de perfil: você não precisa ter a tradicional foto com “expressão facial séria e braços cruzados” ali, mas vale tomar alguns cuidados para não ter uma foto informal demais ou com um fundo que desperte mais a atenção do que você; 
  • Foto de capa: algumas ideias para esse campo são citações de profissionais da área que você admira e imagens relacionadas à sua profissão;
  • Palavras-chave: elas devem fazer parte da sua estratégia no LinkedIn, porque facilitam que o seu perfil apareça nos mecanismos de busca. Por exemplo, se você é um estudante de Psicologia que deseja atuar na área de RH, algumas sugestões são “Estagiário de Recursos Humanos”, “RH”, “Gente e Gestão”;
  • Título: esse é um campo estratégico para aqueles que desejam ser encontrados por recrutadores. Por isso, a dica é utilizar a palavra-chave relacionada ao cargo desejado. “Estagiário de Gente e Gestão” é um exemplo;
  • Sobre: é o seu momento de se apresentar e destacar suas habilidades, resultados e conhecimentos. Assim como no título, vale utilizar palavras-chave aqui também; 
  • URL: você sabia que pode personalizar o link do seu perfil para “br.linkedin.com/in/nomeesobrenome”? Desta forma, é mais fácil divulgar a sua página para outras pessoas;
  • Preencha o máximo de campos do seu perfil: a rede social permite que você adicione informações variadas, como idiomas, cursos, certificações, trabalho voluntário e muito mais. Não negligencie esses campos, pois eles irão aumentar a sua visibilidade no LinkedIn;

Idioma: uma estratégia importante para quem deseja seguir carreira internacional é criar uma versão da página em outras línguas, como inglês.

#2 – Faça conexões com outros profissionais 

Você sabe o quanto o LinkedIn é importante para fazer networking? 

É possível adicionar CEOs de empresas, lideranças e profissionais que são referências para você. Portanto, nada de timidez! Acompanhe-os, aprenda com suas jornadas e aproveite para se apresentar também.

#3 – O poder das recomendações na sua carreira

Outra dica importante para aumentar a sua visibilidade no LinkedIn é utilizar o campo de recomendações. Dessa forma, quem acessar a sua página poderá ver outros profissionais destacando suas principais competências.

Não sabe quem pode recomendar você na rede? Peça a professores, lideranças ou colegas de equipe que compartilhem um pouco da visão profissional que possuem sobre você. 

#4 – Publicações, artigos e comentários

Atualizou o seu perfil e fez novas conexões? Hora de compartilhar a sua jornada profissional com o resto do mundo! 

Traga aprendizados e projetos ou fale sobre a sua visão a respeito de algum assunto que seja tendência, como saúde mental no trabalho. Textos com posicionamentos atraem empresas com valores semelhantes aos seus, além de ser uma chance de mostrar a sua personalidade. 

Por outro lado, muitos profissionais enfrentam o bloqueio criativo na hora de escrever. Se isso acontece com você, saiba que há outra forma de aumentar a sua visibilidade: fazendo comentários nas publicações.

Isso porque o LinkedIn mostra para suas conexões quando um comentário é realizado em outro perfil. Então, imagine que você encontrou um post pedindo dicas para resolver um desafio de trabalho e, prontamente, resolveu compartilhar uma solução. Conseguiu captar a ideia? Essa ação resulta em cada vez mais pessoas vendo o seu nível de conhecimento profissional, inclusive recrutadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.