Comunicação

Trajetória na Cosan: Helena Fukuda conta sua história de estagiária à Analista de Relação com Investidores

Helena Fukuda - Analista de Relação com Investidores

Analista de Relação com Investidores é um cargo cada vez mais em alta no mercado. Presente em empresas e indústrias dos mais variados segmentos, aqui no Grupo Cosan os profissionais desta área desempenham um importante papel de estabelecer uma relação sólida não só com investidores, mas com o mercado financeiro como um todo.

E para falar mais desse trabalho, batemos um papo com a Helena Fukuda, que começou com a gente como estagiária e hoje atua no nosso time de analistas. Uma trajetória inspiradora que irá te ajudar a entender melhor as possibilidades desta carreira. Confira a entrevista aqui, no Blog Eu na Cosan.

De estagiária à analista de Relação com investidores: crescimento e aprendizados

A Helena chegou na Cosan como estagiária no começo de 2020 por meio do Programa Mega Estágio. A experiência consistia em um job rotation entre três empresas do grupo em áreas diferentes, para adquirir vivências e aprendizados. E ela garante que aproveitou ao máximo:

“Dentro da Cosan eu pude me desenvolver pessoalmente e profissionalmente e ter contato com pessoas incríveis que me inspiram e incentivam a continuar no Grupo Cosan. Acredito que aproveitei as oportunidades da melhor forma possível, as rotações me ensinaram a me adaptar às diversas situações e ter resiliência, e a sempre buscar novos desafios e não me acomodar.”

Helena conta: como é o dia a dia de um analista de Relação com investidores na Cosan?

No programa de estágio, Helena passou por áreas como o Financeiro, Novos Negócios e Logística. Mas seria na área de Relação com Investidores, atuando como analista, que ela seria efetivada. 

Apesar de ser um passo recente em sua carreira, nossa analista já tem propriedade para dizer que os desafios são constantes nessa área, e características como resiliência e inquietude são fundamentais para realizar os objetivos. Utilizar e desenvolver soft skills é parte do cotidiano, e habilidades como relacionamento interpessoal, organização e comunicação são exigidas a todo momento.

E se você tem interesse em entender mais sobre o trabalho de Analista de Relação com Investidores, a própria Helena te conta sobre o dia a dia na área de RI e toda sua dinâmica.

“[Na Cosan], a área é responsável pela divulgação dos resultados trimestrais e anuais da Companhia para o mercado. Gerenciamos a base acionária, realizamos processos de compliance e relatórios com órgãos de controle. Além disso, auxiliamos a diretoria com as estratégias da companhia, sendo um porta-voz também dos anseios e informações do mercado para dentro da empresa.” 

E para quem também quer trilhar sua carreira na Cosan, uma mensagem

Nossa conversa com a Helena Fukuda se encerra com um recado da analista para os futuros profissionais que, assim como ela, desejam começar uma carreira de sucesso aqui na Cosan.

“A Cosan é uma empresa que dá orgulho em fazer parte, é empática e valoriza muito o funcionário que é conectado com os seus valores, e proporciona muito desenvolvimento e vivências diversas.”

Gostou de conhecer mais sobre a história da Helena, a carreira de Analista de Relação com Investidores e sobre como é trabalhar aqui na Cosan? Você pode ser a próxima pessoa a trilhar este caminho! Não deixe de conferir todas as oportunidades de trabalho no site de carreiras do Grupo Cosan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.