Comunicação

Relações de longo prazo: Josiele Oliveira conta um pouco de sua trajetória de 14 anos conosco

Na Cosan, acreditamos na construção de relações de longo prazo, e no crescimento e desenvolvimento contínuo, junto com nosso time. Uma prova disso é Josiele Oliveira, assistente administrativa que está conosco há 14 anos criando coisas incríveis com a gente!

Quer saber mais sobre essa história? Então continue aqui e confira tudo!

“Com apenas 12 anos eu ingressei na Fundação Cosan e com 14 anos fui contratada como jovem aprendiz”

Josi iniciou cedo sua jornada conosco. Com apenas 12 anos, fez parte da Fundação Cosan (projeto do Grupo Cosan voltado para o desenvolvimento de jovens e adolescentes). Lá, teve a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes e culturais para se preparar para o futuro mercado de trabalho que a aguardava.

E esse futuro chegou mais rápido do que o esperado. Dois anos depois, foi contratada como menor aprendiz e passou a trabalhar com a gente no time Jurídico. “Dos 14 anos pra cá, vivenciei várias etapas da Companhia. Com isso, tive chances de me desenvolver pessoalmente e profissionalmente ao lado da empresa.”

A escolha da Cosan para iniciar a jornada como profissional não foi fruto do acaso, não. Josi conta que sempre morou perto de uma usina da Cosan – atualmente, a unidade Raízen Costa Pinto – e, assim, conhecia o trabalho da Fundação Cosan de perto. “O sonho se tornou realidade, quando pude participar do projeto em 2006, e, em 2008 ingressei na Companhia como Menor Aprendiz”, completa.

“Acredito que um dos maiores desafios foi quando ingressei na Companhia, devido ser muito nova. Mas independente da idade, tive muitos espaços para me desenvolver e sinto que foi e continua sendo incrível essa jornada de crescimento.”

Depois de 2 anos como Menor Aprendiz, Josi foi contratada como Auxiliar Administrativo, cargo que a possibilitou conhecer mais sobre a rotina da empresa. Conforme foi conhecendo a empresa e aprendendo sobre as as áreas e funções que faziam parte do a dia da organização, começou a se interessar pela área Jurídica e atualmente trabalha como Assistente Administrativo I no Jurídico Societário do grupo.

Ao longo de 14 anos, ela vivenciou muitas experiências enriquecedoras, entre as mais marcantes estão a efetivação e a transferência para a área que atua hoje em dia. Josi também conta como foi participar da criação da Raízen, um momento importante para o Grupo Cosan que ela pode acompanhar de perto. “Ter participado dessa joint venture foi surreal.  A associação das marcas representou uma grande transformação não só para o Grupo Cosan, mas para todos os colaboradores.”

Sobre todo esse tempo aqui na Cosan, Josi explica que ver o crescimento da Companhia fez com que ela se motivasse a também crescer enquanto profissional. ”Apesar de ter iniciado minha carreira muito cedo, tive a oportunidade de conhecer a rotina da empresa e aprender na prática como funcionava o dia a dia das áreas, isso me permitiu conhecer melhor minhas habilidades e as desenvolver , com isso também pude entender onde eu tinha mais possibilidade de atuação e escolher a carreira que mais faz sentido com as coisas que eu gosto e sei fazer.  Além disso, ver a Cosan crescendo e se transformando me inspira a também fazer o mesmo na minha carreira”

“Às vezes é difícil acreditar que estou numa empresa tão grande e importante há tanto tempo.” 

Trabalhar 14 anos em uma mesma empresa é algo pouco comum para as gerações Y e Z. Ainda mais quando esse tempo representa metade da sua própria idade! 

Perguntamos à Josi sobre o que ela pensa a respeito e ela foi incisiva: Às vezes é difícil acreditar que estou numa empresa tão grande e importante há tanto tempo. A minha geração costuma mudar de emprego e buscar novas experiências e desafios, mas eu tenho tudo isso aqui, o Grupo é enorme e temos a possibilidade de trabalhar com vários tipos de desafios diferentes, o que possibilita uma rotina dinâmica e repleta de aprendizados. Eu amo trabalhar e conviver com as pessoas da minha equipe. Aqui eu não sou só mais um número, e ter a oportunidade de evoluir junto com a empresa é realmente gratificante.

“Nem sempre é fácil, mas comece acreditando que é possível. Agarre as oportunidades e não se esqueça de dar o seu melhor!”

Quando Josi reflete sobre sua jornada no Grupo ela rapidamente se lembra de uma das dicas que mais a ajudou a construir sua carreira conosco: “Nem sempre é fácil, mas comece acreditando que é possível. Agarre as oportunidades e não se esqueça de dar o seu melhor!”

No fim das contas, não é fácil iniciar uma carreira. Há sempre muitas dúvidas e medos nessa jornada, mas é bom lembrar que o começo é igualmente novo para todos e que vale a pena agarrar as oportunidades que aparecem todos os dias.E você, anda agarrando as oportunidades que surgem? 

Se você gostou de conhecer a história da Josi e deseja ficar por dentro das oportunidades de trabalho aqui no Grupo Cosan, não deixe de acessar o Site de Carreiras da Cosan e conferir tudo por lá!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.